SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO | OUVIDORIA
Acessibilidade:

Transparência

Prefeitura de Inhuma promove grande caminhada em prol do combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Social - 20 de Maio de 2023 - 09:21:18

...

A Prefeitura de Inhuma, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e em parceria com diversos órgãos do município, realizou nesta quinta-feira, 18 de maio, uma importante ação em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.

Confira AQUI mais imagens!

A atividade teve início na Praça João de Deus (Praça da Prefeitura), com a concentração e em seguida uma caminhada que percorreu as principais ruas da cidade até o Ginásio Poliesportivo Deputado Mussa Demes.

O evento contou com a presença de autoridades municipais e representantes de entidades, dentre as quais, a primeira-dama Andrea Alves; o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Elton Soares; secretárias e secretários municipais; líderes religiosos; coordenadores dos órgãos de garantia dos direitos da criança e do adolescente e a população em geral.

Durante o trajeto, a caminhada fez duas paradas estratégicas. A primeira ocorreu em frente ao Terminal Rodoviário do município, com uma mensagem do presidente do CMDCA, Elton Soares.

A segunda parada ocorreu em frente ao Fórum Desembargador Antônio Gonçalves, onde a assessora jurídica, Talita Rufino, e o assessor do Ministério Público, Ítalo Bezerra, falaram sobre as leis que defendem os direitos das crianças e adolescentes no que diz respeito ao abuso e exploração sexual, destacando também as punições previstas para esses crimes.

Ao término da caminhada, os participantes foram recepcionados no Ginásio Poliesportivo, onde desfrutaram de um lanche preparado especialmente para a ocasião.

Em seguida, o Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA) realizou uma apresentação, levando uma mensagem de conscientização sobre a prevenção e o combate ao abuso e exploração sexual.

O momento também foi marcado pelos discursos das autoridades presentes, que reforçaram o compromisso do município em proteger e garantir os direitos das crianças e adolescentes.

“A data 18 de maio foi instituída como a de combate ao abuso e exploração sexual, mas essa luta deve perdurar durante todos os 365 dias do ano. Tantos casos acontecem no nosso Brasil e estão sujeitos a acontecer no nosso município, que também apresenta números alarmantes. Porém, nós não podemos fechar os olhos, precisamos denunciar toda e qualquer forma de abuso e exploração sexual para proteger nossas crianças e adolescentes. Vamos Fazer Bonito, esse é o nosso tema, e devemos fazer não somente hoje”, afirmou o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Elton Soares.

Na oportunidade, a assistente social, Ângela Bezerra, falou em nome da secretária de Assistência Social, Maria do Socorro. “Esse é um momento muito importante, pois não é só uma caminhada para que a sociedade nos ouça, essa também é uma forma de dizermos que a nossa gestão, através de políticas públicas, está lutando por uma Inhuma cheia de prevenção ao abuso e a exploração sexual das crianças e adolescentes. Esse é um momento marcante, em que a gente deixa claro que todas as pessoas presentes aqui estão lutando por vocês e levantando a bandeira para que nenhuma criança e nenhum adolescente do nosso município possa vir a sofrer qualquer tipo de violência”, disse.

A ação contou com o apoio fundamental do prefeito Elbert Holanda, que não esteve presente por estar cumprindo agenda em Teresina, e também do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, do Conselho Tutelar, da Secretaria Municipal de Assistência Social, do CRAS, do CREAS e de outros órgãos que compõem o sistema de garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes de Inhuma.

A programação voltada para a campanha 18 de Maio em Inhuma segue durante todo este mês com atividades em escolas da rede municipal de ensino.