Prefeito de Inhuma participa de reunião com gestores que tratou sobre tratamento dos resíduos sólidos

O objetivo é trabalhar de forma conjunta entre vários municípios.

Data de Publicação: 22/03/2023

O prefeito de Inhuma, Elbert Holanda, participou nesta terça-feira, 21 de março, de uma reunião com demais gestores municipais para tratar sobre a criação de um consórcio entre municípios para criação de usina para tratamento de resíduos sólidos, seguindo assim, o Novo Marco Legal Regulatório de Saneamento Básico, que recomenda o fim dos lixões a céu aberto.

O encontro foi realizado no município de Oeiras, ocasião em que foi assinada pelos prefeitos as cartas de intenção para participação no consórcio, e ainda, celebrados acordos de cooperação técnica entre o Instituto de Águas e Esgotos do Piauí – IAEPI e as Prefeituras.

Um conjunto de ações entre os municípios que aderiram ao consórcio será elaborado no sentido de solucionar o problema do descarte de resíduos.

Inhuma terá um polo de armazenamento, que fará a remoção do lixo, o armazenamento, reciclagem e em seguida, levado até usina para o devido tratamento do lixo.

“É uma grande ação, que contará com o apoio de gestores de toda a região, buscando fomentar uma nova política de reutilização e descarte correto do lixo, mantendo a cidade e meio ambiente limpos”, disse o prefeito de Inhuma, Elbert Holanda.

O Governo do Estado está dando todo apoio, através do Instituto de Águas, que tem à frente o Dr. Magno Pires, e da Suparc, sob a coordenação de Monique Meneses.

A previsão de inauguração da usina para tratamento de resíduos sólidos está prevista para acontecer em agosto de 2024.