Notícias
Desfile Cívico marca comemoração dos 202 anos de Independência do Brasil no município de Inhuma
Data de Publicação: 07/09/2024
Desfile percorreu ruas da cidade/Fotos: Folha Atual
Para comemorar os 202 anos de Independência do Brasil, a Prefeitura de Inhuma por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu o tradicional desfile cívico pelas ruas da cidade. O evento aconteceu na tarde/noite desta sexta-feira, 06 de setembro, e atraiu um grande número de participantes e observadores.
Confira AQUI mais imagens!
Inicialmente houve a concentração na Praça São Francisco (frente à casa de Dr. Alilo), e em seguida os participantes saíram desfilando pelas principais ruas da cidade até a Praça Monsenhor Lopes, onde estava montado um palanque com a presença de autoridades locais.
O desfile, que apresentou a história dos 70 anos de Inhuma, teve como primeiro pelotão a Banda Canarinhos, sendo seguido pela Polícia Militar do Piauí.
Alunos das escolas municipais, tanto da zona urbana como rural, apresentaram personalidades, manifestações culturais e potencialidades que fizeram e ainda fazem parte da história do município, como o vaqueiro, o artesanato, o reisado, São Gonçalo, potencialidades turísticas, religiosidade, povoados e seus primeiros habitantes.
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), também participou homenageando os artistas da terra que fizeram e fazem literatura, artes plásticas e a música. Uma percussão formada por alunos da própria entidade foi apresentada ao público.
Adolescentes do Núcleo de Cidadania de Adolescentes participaram trazendo para as ruas de Inhuma os aspectos religiosos do desenvolvimento da cidade, destacando as influências do padre Monsenhor Lopes e a passagem das irmãs Dorotéias pelo município, antes mesmo de se tornar paróquia.
Pela rede estadual de ensino, alunos dos Centros de Educação em Tempo Integral (CETIs) Antônio de Deus Carvalho, João de Deus Carvalho e Manoel Ferreira Barbosa de Macêdo fizeram também bonito apresentando, respectivamente, os produtos da terra, como o caju, cana- de- açúcar, buriti e mandioca; o importante papel das parteiras e rezadeiras, e ainda, as personalidades históricas da política inhumense nesses 70 anos de história de inhuma.
A Escola particular Alfa Inhumense apresentou uma amostra dos símbolos municipais, como a Bandeira Municipal, o Brasão, a Lei com a data da emancipação política de Inhuma e a letra do Hino Municipal, além da bandeira da própria instituição de ensino.
Já os alunos do Instituto Educacional Inhumense, também da rede particular, apresentaram várias personalidades importantes que ajudaram na formação educacional da população local, homenageando todos os secretários municipais de educação e supervisores de ensino da cidade.
O último pelotão a se apresentar, foi o da Loja Macônica de Inhuma, que foi fundada em 24/07/1991 e atualmente é composta por 22 integrantes, tendo como venerável mestre da Loja, Lívio José Isidório Leal.
No final, houve a entoação dos Hinos do Brasil e do Município conduzida pela a aluna Maria Fernanda de Sousa Gomes, da Escola Municipal Ministro Hugo Napoleão, que foi acompanhada pela diretora Isane Martins e pela Banda Canarinho de Inhuma.
Entoação dos Hinos Nacional e Municipal
“Nesse ano de 2024 nosso desfile cívico traz como tema: Inhuma-PI 70 anos de História, e aqui eu quero homenagear todos os Inhumenses, cada homem, cada mulher, cada criança, jovem, adulto, idoso que residem na nossa terra natal Inhuma. Queremos agradecer e parabenizar todos os protagonistas que abrilhantaram e enriqueceram esse evento cívico. A todas a escolas da rede municipal, estadual, particulares e demais entidades participantes nossa gratidão. Agradecer também a toda a população Inhumense que veio prestigiar esse ato cívico. Viva a liberdade! Viva a independência! Viva a todos nós! E muito obrigada”, disse a secretária de educação Ana Luíza, no encerramento.
Ana Luíza, secretária de educação
Autoridades prestigiaram desfile
Fanfarras animaram todo defile