Equipe de arqueológicos e químicos da Universidade Federal do Piauí realizam trabalho em Inhuma

Data de Publicação: 17/04/2023

Durante os dias 10 a 14 de abril, uma equipe interdisciplinar entre, arqueológicos e químicos da Universidade Federal do Piauí liderados pelos professores Ana Luísa do Nascimento e Benedito Farias, visitaram 10 (dez) sítios arqueológicos presentes no município de Inhuma. A visita teve como objetivo desenvolver projetos de pesquisas de Iniciação Cientifica, Trabalhos de Conclusão de Curso, dissertação de mestrado e tese de doutorado. A equipe interdisciplinar realizou a documentação e análise da arte rupestre, bem como o estudo químico das diferentes tonalidades e cores dos pigmentos afim de conseguir informações sobre os grupos humanos que habitaram a região em tempos passados. Além disso, o registro fotográfico e dos problemas de conservação foram levantados para monitoramento e preservação futura do maravilhoso patrimônio arqueológico que Inhuma possui.
Esses estudos preliminares estão sendo de fundamentais importâncias para divulgar ao meio científico e da sociedade como um todo a potencialidade arqueológica e a necessidade de preservar e conhecer melhor sobre nossos antepassados.