Notícias

INHUMA - WENKIPÉDIA

Saiba mais sobre a nossa querida Inhuma.

Data de Publicação: 09/02/2021

Inhuma

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

 Nota: Para a ave também conhecida por esse nome, veja Anhuma.

 Nota: Para não confundir com, veja Inhumas.

Inhuma é um município brasileiro do estado do Piauí.

 

Geografia

O município de Inhuma tem uma extensão territorial de 1.027,42 Km2. Situa-se na mesoregião do centro-norte piauiense e na microregião de Valença do Piauí, com as seguintes coordenadas geograficas 6° 40´44´´ de latitude e 41° 44´27´´ de longitude. A distancia em relação a capital Teresina é de 240 km. Os Limites geograficos são: ao Norte - com Valença do Piauí e Lagoa do Sítio, ao Sul - com Ipiranga do Piauí, ao Leste - com São José do PiauíSão João da Canabrava e Santana do Piauí, a Oeste - com Novo Oriente do Piauí e Oeiras.

Referências

1.      IBGE (10 de outubro de 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 de dezembro de 2010

2.      «Censo Populacional 2010». Censo Populacional 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 29 de novembro de 2010. Consultado em 11 de dezembro de 2010

3.      «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2000. Consultado em 11 de outubro de 2008

4.     ↑ Ir para:a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 11 de dezembro de 2010

História

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os primeiros povos a habitar o território de Inhuma, deslocaram-se de diversas regiões do país, principalmente dos Estados do Ceará e Pernambuco, no início do século XX, por volta do ano de 1902, trazidos devido a exploração da maniçoba (folha da mandioca), que na época possuía grande valor de cotação. A geração de renda era obtida a partir da troca de dinheiro por maniçoba e outros gêneros alimentícios, essa comercialização durou na região até o ano de 1908, quando ocorreu a queda da mesma e enfraquecimento monetário do grupo explorador, motivando-os a deslocarem-se para outro espaço conhecido como Vigário, onde implantaram uma pequena feira com o mesmo sistema de negócios. Novamente, maia tarde moveram-se para a margem direita do brejo conhecida como Sossego, onde fica a Praça João de Deus e lá deram o nome de Inhuma, devido à quantidade de aves existentes na região chamadas “Inhaúma” (nos dias de hoje encontram-se extintas).

As terras na época onde se localiza a sede do município pertenciam ao Sr. Pedro Amador José. Surgiram então os primeiros fundadores do povoado, que construíram as primeiras residências e estabelecimentos comerciais, entre eles destacam-se Antônio Ferreira de Araújo (alagoano), Claro Pereira dos Santos, José Pereira do Nascimento, Aureliano José Nogueira e Antônio de Deus Carvalho. No período de 1918 a 1.924 o Padre Joaquim Lopes de Oliveira edificou uma capela sob a invocação de São José o padroeiro da cidade. Em 1935 o então prefeito de Valença do Piauí, o Sr. Eustáquio Portela Nunes, construiu um mercado público e criou uma agência para arrecadação de impostos, contribuindo bastante para o melhoramento do povoado. Foi criada também uma agência postal telefônica. O município de Inhuma foi criado pela Lei Estadual nº 985, em 17 de maio de 1954, desmembrando-se de Valença no Piauí, e instalando-se no dia 13 de junho do mesmo ano, que passaram a denominar-se inhumenses.

 

Atualizações e Curiosidades

Adepta ao catolicismo, o município tem como padroeiro São José e em comemoração realizam-se todos os anos festejos a partir do dia 10 de março, acompanhados de missas, procissões, apresentações culturais, bingos, dentre outras atividades. Além das festas do padroeiro, o inhumense adora divertir-se no aniversario da cidade comemorado em 13 de junho e, conta com exposições, passeatas, bolo, hasteamento da bandeira, oficinas, apresentações culturais, inaugurações, eventos esportivos, além dos shows gratuitos. Todos os anos a população reúne-se em prol dos eventos comemorativos que marcam a historia e cultura do município de Inhuma-PI.    

Com a chegada da internet e mídias sociais, a cidade Inhuma também acompanhou as tendências midiáticas da modernidade, apesar de sua introdução lenta e gradual nesse âmbito, atualmente é possível por meio das plataformas de comunicação apresentar os povos e culturas do município a macrorregião, dessa forma ficou mais acessível a visitação, mesmo que virtual, por meio de informações, fotos, vídeos, dentre outras variedades.

Atualmente a cidade conta com o apoio do Portal Inhaúma TV, criado em 22 de fevereiro de 2016 de forma voluntária pelos jovens inhumenses, com o intuito de levar a população da cidade e aos demais habitantes do estado do Piauí o que há de mais atrativo no conceito de cultura, arte e eventos da pequena terrinha. A fama do portal deu-se por meio da plataforma YouTube, que criada anteriormente já era utilizada para veicular conteúdos dos aspectos culturais e eventos que encantam os habitantes e aqueles que também acessam os conteúdos por meio das plataformas. Além do YouTube, o Facebook também participou e participa até hoje da composição midiática de formação do portal de notícias, que consolidou-se após a criação do Grupo Inhaúma, em 4 de junho de 2016, entretanto, somente em 1 de julho de 2017 é que o mesmo passou ao status de Portal de Notícias Regionais.

O Portal é composto por Guilherme Gonçalves Holanda, Presidente do Grupo Inhaúma, VideoMaker, Fotógrafo e Roteirista, Antônio Leonardo Nogueira Dias, Diretor de Assuntos Institucionais do grupo, Produtor e Repórter auxiliar, Izabel Cristina de Souza Ferreira, Diretora de Marketing Comercial e Financeiro, Repórter auxiliar e Redatora e por fim, Raylan Ferreira Morais, Diretor de Produção e Eventos do grupo, Fotógrafo e Produtor. Além de promover o jornalismo, o portal também trabalha na área da publicidade e propaganda.

Algo a destacar dentro do mesmo trata-se de uma editoria somente para os cordéis, redigidos pela Izabel Cristina, também Diretora de Marketing Comercial e Financeiro, a cordelista traz diversas reflexões simples e de fácil compreensão em seus cordéis que embelezam ainda mais o site. Outra editoria a se destacar trata de diversos componentes, intitulados de acordo com cada categoria abordada, como os Eventos pela Cidade; Espaço Você, dedicado aos seguidores para mostrarem seus trabalhos para todo o Piauí; Gente que faz História; Especial de Verão; Live (voltadas para conteúdos religiosos) e Entrevistas (voltadas para área da saúde, Agosto dourado, Setembro Amarelo, Outubro Rosa, Novembro Azul, Dezembro Vermelho e atualidades sobre a pandemia da Covid-19)

É possível ainda acessar as redes sociais que o acompanham, dentre elas Instagram e WhatsApp, onde é possível entrar em contato com os administradores para dar opiniões e sugestões, as demais redes sociais e plataformas foram citadas anteriormente.

Para manter-se ainda mais informado o inhumense também conta com o site da Prefeitura Municipal, sendo também possível acessar o instagram da mesma, que traz dados sobre a pandemia da Covid-19, reuniões, eventos e diversas outras informações, além de outros perfis na mesma rede social preenchidos pelos influencers da cidade que dão o que falar na boca do povo.

Inhumense no The Voice Kids (5º edição)

A cidade foi destaque no Brasil pela participação da conterrânea Natielly Rocha, de 14 anos na quinta temporada do show de calouros da Rede Globo, o The Voice Kids, estreada em 5 de janeiro de 2020. Apesar de não ter conseguido avançar de fase e ter sido eliminada do programa, a inhumense gerou uma comoção nas redes sociais por partes dos conterrâneos que divulgaram e apoiaram com afinco a jovem artista que é sempre aplaudida e bem assistida em sua terra natal, a mesma trouxe visualização e destaque a terrinha e fez com que a mesma ficasse orgulhosa de seu talento, carisma e determinação.   

Referências

2017 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas / v4. 4. 19 <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pi/inhuma/historico>. IBGE / Cidades@ / Piauí / Inhuma. Consultado em 5 de fevereiro de 2021.Portal Grande Rede (15 de março de 2018) <http://www.portalgranderede.com.br/noticias/noticia/4087>. "Em Inhuma, tradicionais festejos de São José tem missa, procissões e bingos". Consultado em 5 de fevereiro de 2021.Portal Grande Rede (11 de junho de 2019) <http://www.portalgranderede.com.br/noticias/noticia/5283>. Aniversário de Inhuma (PI), terá shows de Saia Rodada, Toca do Vale, Luan Estilizado, entre outros. Consultado em 5 de fevereiro de 2021.Portal Inhaúma TV - Inhaúma TV sempre mais perto de você. <https://inhaumatv.com.br/>. Consultado em 5 de fevereiro de 2021.GP1 (27 de setembro de 2020) <https://www.gp1.com.br/brasil/noticia/2020/9/27/piauiense-natielly-rocha-e-eliminada-do-programa-the-voice-kids-486717.html>. Piauiense Natielly Rocha é eliminada do programa The Voice Kids. Consultado em 5 de fevereiro de 2021.



PREFEITURA MUNICIPAL DE INHUMA

CNPJ: 06.553.739/0001-07

  • Praça João de Deus, 209 - Bairro: Centro - CEP: 64535-000 - INHUMA/PI
  • Telefone: (89) 3477-1212
  • E-mail: administracao@inhuma.pi.gov.br