Município de Inhuma recebe expedição que busca identificar ‘Rota do Homem Americano’

Data de Publicação: 25/11/2023

Na manhã desta sexta-feira, 24 de novembro, o município de Inhuma recebeu a Expedição "Rota do Homem Americano: Redescobrindo os Caminhos Pré-Colombianos". Esta expedição visa explorar os antigos caminhos que interligam diversas regiões da América, desde a Venezuela até as Bacias do Prata e Cajueiro da Praia, sendo que Inhuma faz parte da rota histórica.

A primeira etapa dessa jornada histórica teve início em Oeiras, na última quinta-feira (23). Já na sexta-feira (24), a comitiva, que reúne pesquisadores, empreendedores sociais e autoridades públicas federais e estaduais, esteve na cidade de Inhuma para apresentar detalhes do projeto e seguir a rota planejada, visitando o sítio arqueológico Torres 1. O mapa turístico local foi essencial para o sucesso da realização dessa etapa.

A importância dessa expedição servirá para compreender melhor a distribuição dos principais sítios arqueológicos do continente e sociedades complexas ao longo da Rota do Homem Americano e as suas colaborações ao decorrer dos anos para as sociedades de hoje em dia. O Estado do Piauí é um ponto estratégico dessa rota, resultando em um acúmulo do maior acervo arqueológico do mundo.

Com total apoio da Prefeitura de Inhuma, a Secretaria Municipal de Cultura participou ativamente desta iniciativa, cuja proposta é impulsionar o turismo local.

Toda a ação teve o apoio do Desembargador Carlos Brandão, o Prof. Dr. Romulo Fontenele; Prof. Dr. Ângelo Alves Correia; Prof. Dra. Maria Amparo Alves de Carvalho, da Universidade Federal do Piauí; CREA-PI representado pelo Marcelo Moraes.