Ações Alusivas ao Dia do Cerrado: Escola Municipal Ministro Hugo Napoleão Promove Projeto "VIVA O CERRADO

Data de Publicação: 11/09/2023

Com o intuito de cultivar o conhecimento sobre o cerrado, o segundo maior bioma do Brasil e da América do Sul, a Escola Municipal Ministro Hugo Napoleão, em Inhuma-PI, realizou uma série de ações alusivas ao Dia do Cerrado, que ocorre em 11 de setembro. O evento se estendeu de 11 a 15 de setembro de 2023 e teve como público-alvo alunos da educação infantil ao 6º ano do ensino fundamental, além da turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A iniciativa, denominada "Projeto VIVA O CERRADO", foi concebida com o objetivo de conscientizar crianças a partir de quatro anos de idade sobre a diversidade e a importância desse bioma singular. Coordenado pela equipe gestora e professores da escola, o projeto empregou o fruto do buriti como elemento central de aprendizado.

Através da observação dessa planta típica do cerrado, as crianças puderam descobrir não apenas o quão delicioso é o fruto, mas também suas significativas propriedades nutricionais e medicinais. Essa abordagem permitiu que os estudantes compreendessem a relevância do buriti nas regiões onde o cerrado se faz presente, destacando-o como um recurso natural de valor inestimável.

As secretarias responsáveis pelo sucesso dessa iniciativa foram a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, evidenciando a colaboração de diversos setores da administração pública para a promoção da educação ambiental e do entendimento sobre o cerrado, um dos tesouros naturais do país. O Projeto VIVA O CERRADO proporcionou uma experiência enriquecedora e educativa para os alunos, ampliando sua consciência sobre a importância da preservação desse bioma único.