Alunos da rede municipal de ensino de Inhuma são medalhistas na OBMEP Mirim

Data de Publicação: 29/11/2023

Na última semana de novembro, foram divulgados os resultados alcançados pelos alunos da rede municipal de ensino do município de Inhuma na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) Mirim. No total, 121 alunos foram medalhistas no município, evidenciando o esforço dos alunos e o comprometimento dos professores, contando com o apoio decisivo da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação.

A OBMEP Mirim é voltada para alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental, proporcionando certificados digitais, equivalentes a medalhas de ouro, prata e bronze aos estudantes com os melhores desempenhos na prova da 2ª fase em relação aos colegas de suas escolas.

A prova, promovida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), busca transformar a abordagem das crianças em relação à disciplina desde as séries iniciais, incorporando aspectos criativos e lúdicos ao processo de aprendizagem. Os participantes são divididos nos níveis Mirim 1 (2º e 3º anos do Ensino Fundamental) e Mirim 2 (4º e 5º anos do Ensino Fundamental).

A competição se desenvolve em duas fases, realizadas nas escolas. A 1ª fase, em 30 de agosto, consistiu em uma prova classificatória com quinze questões objetivas. Os alunos classificados avançaram para a 2ª fase, em 11 de outubro, também composta por quinze questões objetivas, adequadas ao grau de escolaridade dos participantes.

O prefeito Elbert Holanda expressou sua alegria pelos resultados, destacando que eles demonstram a eficácia da gestão educacional no município. "As medalhas conquistadas por nossos alunos refletem não apenas o esforço de cada um, mas também o comprometimento coletivo de nossa comunidade educacional. Quero expressar minha gratidão aos dedicados professores, à Secretaria Municipal de Educação e a todos os envolvidos nesse processo. Esses resultados não apenas validam nossos esforços, mas também mostram que estamos no caminho certo, investindo em uma educação de qualidade e preparando nossas crianças para um futuro promissor. Continuaremos a trabalhar para proporcionar o melhor para nossos jovens, pois acreditamos que a educação é o alicerce de um futuro próspero para Inhuma”, disse o gestor.

A secretária municipal de educação, Ana Luiza, também ressaltou sua felicidade pelas conquistas de medalhas. "Quero parabenizar nossos  medalhistas da OBMEP Mirim bem como os professores e as equipes das escolas de Ensino Fundamental I pelo trabalho realizado. Destacco ainda que a Secretaria Municipal de Educação vem incentivando os alunos na participação das Olimpíadas. Resultados como esse nos motivam a continuar dando sendo sempre o nosso melhor pela Educação de Inhuma".