Quarto dia de comemoração dos 69 anos de Inhuma é marcado por diversas atividades

Data de Publicação: 14/06/2023

O município de Inhuma viveu momentos de alegria e celebração neste domingo, 11 de junho, durante as comemorações alusivas aos seus 69 anos de emancipação política e administrativa. A Prefeitura Municipal promoveu o quarto dia de festividade repleto de atividades esportivas, festivas e culturais, que envolveram a participação ativa da população.

As festividades começaram pela manhã, com a terceira ordenha do 39º concurso de gado leiteiro. O evento contou com a participação de criadores locais, destacando-se a vitória de Chico Moura em primeiro lugar, seguido por Seu Calebo em segundo e Seu Luís Licinto em terceiro.

Na sequência, ocorreram as competições do projeto "Saúde Veste Kimono", com o professor Michel Coutinho, com o apoio da Secretaria de Saúde Municipal. As atividades aconteceram no poliesportivo Deputado Mussa Demes, reunindo diversos participantes entusiasmados.

Projeto Saúde Veste Kimono

O torneio de vôlei foi uma das atrações mais aguardadas, com a final realizada também no Poliesportivo. As equipes de Inhuma e Dom Expedito Lopes protagonizaram uma emocionante disputa, culminando na vitória da equipe de Dom Expedito Lopes, com o placar de 3 a 0. Os vencedores receberam troféus, além de premiação em dinheiro no valor de R$ 300 para o primeiro lugar e R$ 200 para o segundo lugar.

Equipe de Dom Expedito Lopes foi a grande vencedora

Durante a tarde, as atividades esportivas continuaram com um amistoso realizado no estádio O Alilão. Os times "Amigos do Paulinho News" e "Íbis de Dom Expedito Lopes" se enfrentaram, e a equipe dos "Amigos do Paulinho News" sagrou-se vencedora.

Todas essas atividades esportivas contaram com o apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Juventude. O secretário da pasta, Daniel Rufino, que esteve presente durante todos os jogos, destacou o compromisso da gestão municipal em incentivar a prática esportiva no município, promovendo a integração e o desenvolvimento dos cidadãos.

Secretário Daniel Rufino com o time vencedor

À noite, a programação foi marcada pela premiação do concurso literário "Anita Lima Mãe Preta 2023". Alunos e professores foram agraciados em diversas categorias, como poesia, microconto e documentário. Os primeiros colocados de cada categoria receberam um notebook, os segundos colocados um tablet, e os terceiros colocados um celular, como forma de incentivo à educação. Além disso, todos os premiados foram contemplados com medalhas e certificados, e as professoras dos alunos vencedores receberam uma gratificação no valor de R$ 500.

Mesa de honra do concurso "Anita Lima Mãe Preta 2023"

Em seguida, a programação cultural tomou conta do evento. A Orquestra Canarinho de Inhuma encantou o público com uma apresentação impecável. Em seguida, alunos da rede municipal de ensino emocionaram o público com uma encenação coreografada do hino de Inhuma. A energia e o entusiasmo dos estudantes contagiaram a plateia, que aplaudiu de pé a dedicação e o talento demonstrados.

Espetáculo "Hino de Inhuma"

Na oportunidade, o Coral Vozes da Inhuma trouxe um espetáculo emocionante com a cantata "Minha Terra", encantando a todos com suas vozes harmoniosas. Em seguida, os membros do NUCA (Núcleo de Cidadania dos Adolescentes) apresentaram uma coreografia impactante, que abordou os reflexos culturais da pandemia nas novas gerações. Foi um momento de reflexão e conscientização sobre os desafios enfrentados pelos jovens nesse contexto.

Os alunos da Unidade Escolar Manoel Ferreira Barbosa de Macedo surpreenderam o público com uma animada dança de maculelê, ressaltando a riqueza da cultura local. Em seguida, os alunos da Unidade Escolar João de Deus Carvalho apresentaram o espetáculo "Embolada: Produtos Típicos de Inhuma", com uma performance vibrante e cheia de cores, destacando a diversidade e os saberes da região.

Durante o evento, a secretária de Educação Ana Luiza Gonçalves expressou seu encanto pelas apresentações realizadas pelos estudantes do município. “Essa é uma noite de muita alegria, em que a Secretaria de Educação pôde apresentar o seu trabalho através das apresentações. Hoje tivemos a participação de diversos alunos de todas as escolas do município, e eu me sinto muito feliz em estar representando essa pasta, onde estamos realizando diversos projetos”, afirmou.