Notícias

Inhuma-PI, desenvolve o projeto “ Meio Ambiente em Foco“ na Semana do Meio Ambiente

Data de Publicação: 16/06/2023

A Prefeitura Municipal de Inhuma-PI, através da Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizou a Semana do Meio Ambiente com o Projeto “Meio Ambiente em Foco“.

O Projeto visa formar cidadãos conscientes e críticos, fortalecendo práticas cidadãs; compreender os conceitos relacionados ao meio ambiente, sustentabilidade, preservação e conservação, como também trabalhar a inter-relação entre o ser humano e o meio ambiente, desenvolvendo um espírito cooperativo e comprometido com o futuro do planeta.

As ações foram desenvolvidas no período de 26 de maio a 10 de junho de 2023, sendo executadas em colaboração e participação ativa dos gestores escolares, professores, alunos, famílias e a comunidade em geral.

O referido projeto abordou conteúdos como, queimadas, poluição dos rios e lagoas, acúmulo e coleta seletiva do lixo, preservação do meio ambiente, uso consciente da água, desmatamento ambiental, reciclagem, arborização no entorno das escolas, dentre outros temas presentes e constantes no município de Inhuma.

A ação foi desenvolvida com o objetivo de impactar e sensibilizar alunos do Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais da Rede Municipal de Inhuma, bem como para conscientizar e despertar toda a comunidade para a promoção de atitudes que ajudem no desenvolvimento sustentável e na preservação do Meio Ambiente.

A princípio a gestão municipal através da Secretaria de Educação e Meio Ambiente proporcionou uma formação com o tema Ambientalmente Educados: Educação ambiental no ensino básico, como fazer? O encontro aconteceu no auditório da Secretaria no dia 26 de maio de 2023 para todos os gestores escolares e um representante de professor da educação básica.

26/05/2023 - Auditório da Secretaia Municipal de Educação

26/05/2023 - Auditório da Secretaria Municipal de Educação

CLIQUE AQUI E VEJA O PROJETO NA ÍNTEGRA

CLIQUE AQUI E VEJA O RELATÓRIO NA ÍNTEGRA

No dia 28 de maio de 2023 os adolescentes do Núcleo de Cidadania de Adolescentes - NUCA, realizaram a limpeza do Riacho Os Apertados no Povoado Lajeiro, Zona Rural de Inhuma-PI objetivando conscientizar a população de manter limpa as fontes naturais de lazer da nossa cidade

No período de 29 de maio a 06 de junho aconteceram atividades na Escola Municipal Monsenhor Lopes. Inicialmente foi posta em prática a revitalização da horta, planejada no interior da escola. Os alunos do 9º ano foram convidados a preparar o solo e plantar verduras, ervas aromáticas e medicinais, produtos esses que abastecem a cantina da escola com materiais orgânicos e chás. Todos os materiais de preparo do solo foram retirados dos arredores da escola e as sementes de plantio foram doadas.

Logo depois as turmas do turno da manhã, Educação infantil e Ensino Fundamental menor pensaram em ações importantíssimas para a escola e a comunidade.

A educação infantil aproveitou as áreas e canteiros disponíveis na escola apara a criação de um belo jardim, onde os alunos tiveram a oportunidade de plantar, já as turmas de 1º a 4º anos realizaram uma caminhada com panfletagem na localidade Lagoa do Forte, onde tiveram a oportunidade de sensibilizar a população local e adotar práticas de reciclagem.

Já os alunos de 5º a 9º anos realizaram uma ação bem interessante aos arredores da escola: uma coleta de resíduos e lixo. Os discentes foram sensibilizados a não sujar os ambientes que são compreendidos pela escola e a sensibilizar todos os sujeitos da comunidade escolar que poderiam ser causadores do problema. É válido ressaltar que essa atividade foi muito produtiva, os alunos entraram em contato com uma causa bem discutida na atualidade.

No dia 06/06 os alunos do 7º ano foram mobilizados para uma atividade de plantio de árvores, no caso mangueiras na frente da escola. Para finalizar as ações, os alunos foram convidados para um momento de reflexão onde reunimos todas as turmas e foram abordadas questões sobre a pauta ambiental. No encontro em questão foram discutidas propostas para a melhoria ambiental da nossa escola e reflexões sobre a quantidade de lixo encontrada nas proximidades e também sobre o nosso papel como agentes de transformação.

No dia 01 a 05 de junho a comunidade escolar da Escola Municipal Dr. Ezequias Costa realizou uma visita ao Rio dos Apertados com o tema “ Meu planeta, minha missão é cuidar, para uma limpeza de lixos e conscientização quanto a necessidade de sua preservação, visto que é um espaço natural importante para todos os seres vivos, bem como para o equilíbrio do planeta.

05/05/2023 - Rio Apertados

 

           No período de 31 de maio a 06 de junho de 2023, realizou-se atividades durante toda semana do meio ambiente envolvendo todos os professores, alunos e outros profissionais da escola João de Sousa Leal. Tiveram 120 alunos do turno da manhã e 90 do turno da tarde envolvidos com as ações.

          A escola realizou a plantação das mudas de hortaliças, verduras e frutíferas trazidas pelos alunos. (Todos os alunos contribuíram trazendo garrafas pets, adubo e mudas de plantas.).

    É importante destacar que em todos os momentos fez-se reflexões das ações desenvolvidas e explicação de todos os passos. E que o projeto será contínuo sempre cuidando da nossa horta e trazendo mais mudas para a mesma.

06/06/23–Escola João Leal

 

Foi desenvolvido no período de 27 de março a dia 08 de junho de 2023 na comunidade Baixas do Maranhão, Inhuma-PI com o objetivo de desenvolver com os estudantes ações e posturas responsáveis diante de problemas ambientais como: desperdício de água, queimadas, desmatamentos, extinção dos animais e poluição sensibilizando-os sobre a importância da preservação do Meio Ambiente. Durante a execução do projeto foram abordados e trabalhados temas relacionados a Cidadania: princípios norteadores; Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável; Ética, Cidadania e Meio Ambiente; Relação Cidadania e Meio Ambiente e, Responsabilidade sócio-ambiental.

          O trabalho foi realizado por meio de pesquisas bibliográficas, análise de dados, aulas expositivas, seminários, vídeos, palestras e pesquisa nas residências.

          O desenvolvimento deste projeto tomou como base o fato de na comunidade ocorrerem com muita frequência a queimada de lixo e por muitos moradores jogarem lixo a céu aberto,  bem como a falta da prática do cultivo de hortas e pomares para garantir uma melhor qualidade de vida e um aditivo na renda familiar.

         Com as atividades desenvolvidas no âmbito do Projeto, buscou-se implantar na escola práticas que venham trabalhar os indicadores de risco ambiental para servir de modelo para a comunidade local.

          Participaram das ações formativa mais de 120 pessoas entre alunos e profissionais. O projeto tem a meta de se estender a toda região assistida pela comunidade que é de aproximadamente 1.500 pessoas através da extensão dos trabalhos escola e família.

          No dia 05 de junho de 2023 foi realizada na comunidade escolar uma pesquisa de campo nos arredores da escola,  apresentação de trabalhos dos alunos, plantio de mudas de árvores, visitas às residências da comunidade”, exposição de faixas, palestras com técnico em “Meio Ambiente” e apresentações de coreografias e músicas.

             No periodo de 01 a 06 de junho de 2023, foi desenvolvido as ações da semana do meio ambiente da escola municipal Hugo Napoleão com os alunos e toda a comunidade escolar, iniciando-se com uma roda de conversa, na qual diretora, coordenadora pedagógica e professores conduziram as crianças à uma conscientização sobre a importância e os cuidados relativos ao lugar que vivemos, ou seja, o meio ambiente. Diante disso, nos deparamos com movimentos planejados para pensar, discutir e disseminar a educação ambiental, qual contou com a colaboração de toda a comunidade escolar.

           O projeto foi aplicado durante uma semana com as seguintes atividades: conversa sobre a importância da preservação do meio ambiente; construção de Cartazes; criação de brinquedos com materiais reciclados; apresentação de vídeos explicativos; plantação de mudinhas; atividades de colagem e dramatizações.

A Escola Municipal Arlindo Cipriano Leal desenvolveu no período de 01 a 06 de junho uma exposição de painel com diferentes imagens relacionadas ao tema, de brinquedos com materiais recicláveis e plantação de mudas de plantas frutíferas realizado pelas crianças da educação infantil.

 Durante a realização do projeto ocorreram rodas de conversa sobre a importância da reciclagem, contação de histórias, produção coletiva de cartazes, passeio em volta da escola recolhendo o lixo, exibição de filmes animados que abordam o tema, plantio de mudas, visando resgatar junto aos alunos a importância de vivermos e convivermos em um ambiente limpo, transformar o “lixo” urbano em brinquedos de forma simples e criativo e desenvolver nos alunos a responsabilidade pela conservação do meio ambiente.

              A equipe gestora da escola Municipal Porfírio Mendes de Moura, já trabalha a educação ambiental com os alunos, mas ao observar o cenário local e a situação atual da influência que as queimadas causaram ao ambiente natural e ao homem em 2 queimadas recentes que ocorreram nas localidades, Centro dos Jacós, Angical, Boqueirão e Baixas I e II, fez-se necessário realizar esse debate com a comunidade, abordando a ação danosa do homem sobre a biodiversidade Piauiense e as formas de prevenção, apontando algumas alternativas às queimadas. No dia 05 de junho de 2023 a escola municipal Porfírio Mendes realizou um evento em prol da conscientização ambiental com a temática ‘’DIGA NÃO ÀS QUEIMADAS’’ e uma visita guiada, que aconteceu no dia 06 de junho de 2023 às 09:00 h , na mesma ocasião estiveram presentes os alunos das turmas de 6° ao 9° ano.

O professor iniciou com os principais meios que acometem os incêndios florestais, e abordou sobre as principais formas de evitá-las e também como combatê-las. A visita monitorada a área de degradação pelo incêndio florestal, teve duração de 2 horas.

          A Semana do Meio Ambiente da Escola Municipal Rita Pereira de São José aconteceu de 05 a 09 de junho de 2023 e a proposta versou inicialmente, de forma teórica, na apresentação sobre as riquezas e diversidade do bioma caatinga, sendo apresentadas de forma lúdica com imagens, maquetes, apresentações de slides, vídeos e com coleta de plantas e frutos típicos do bioma. Em seguida foram abordados como o homem tem afetado esse bioma tão rico e importante, com enfoque em duas temáticas principais: o desmatamento e as queimadas. Por fim, foi apresentado a caatinga como ambiente de vivência e interação ecológica e como as futuras geraçõessão importantes agente de  mudança na redução dos impactos ambientais e na destruição desse bioma.

Aos nove dias do mês de junho de dois mil e vinte e três, ás sete horas, a Escola Municipal João Amilton Ferreira, sob a coordenação e participação da Diretora Maria das Graças Rodrigues Leal executou o Projeto Viva a Lagoa dos Banguês. O Projeto foi executado pela equipe da escola e alunos de 6º a 9º anos, a partir de uma visita á Lagoa dos Banguês, seguida de coleta de lixo, palestra de conscientização e entrega de panfletos nas imediações da escola.

A Escola Municipal Tia Nenen Brito, realizou nesta sexta-feira, 09 de junho de 2023, uma caminhada por algumas ruas da cidade, localizadas no bairro Liberdade, que ficam próximas à escola, com o tema: DE MÃOS DADAS CONTRA A DENGUE, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de todos no combate à dengue, reduzindo assim, o número de cidadãos com a doença.

            Participaram da caminhada, os alunos, professores e demais funcionários da escola. No momento foram distribuídos folhetos informativos enfatizando o conceito da doença, como ocorre a contaminação, bem como as medidas preventivas no combate a doença e um serviço de som divulgava a todo instante ações que combatem a proliferação do mosquito.

            Durante o percurso realizado, alguns alunos, usando luvas e máscaras descartáveis, recolheram o lixo encontrado pelas ruas, para evitar o acumulo de água parada, eliminando assim, possíveis criadouros.

           Pequenas pausas foram realizadas durante a caminhada, e neste momento, alguns alunos explicaram a importância do assunto tratado e apresentaram cartazes ilustrativos com o intuito de reforçar todas as informações já divulgadas.

Acredita-se que a realização do projeto envolvendo as escolas da rede municipal, o NUCA, gestores, demais servidores e demais munícipes foi de grande relevância para a cidade e Inhuma, considerando a grandeza da  proposta de trabalhar a educação ambiental para a sustentabilidade nas escolas da rede municipal, vem permitir que a educação se converta em uma experiência vital, alegre, lúdica, atrativa, criadora de sentidos e significados, que estimule a criatividade e permita redirecionar a energia e a rebeldia da juventude para execução de projetos, atividades com a construção de uma sociedade mais justa, mais tolerante, mais equitativa, mais solidária democrática e mais participativa, na qual seja possível a vida com qualidade e dignidade. (Cúpula das Américas, 1998).



PREFEITURA MUNICIPAL DE INHUMA

CNPJ: 06.553.739/0001-07

  • Praça João de Deus, 209 - Bairro: Centro - CEP: 64535-000 - INHUMA/PI
  • Telefone: (89) 3477-1212
  • E-mail: administracao@inhuma.pi.gov.br